english version
Recursos do Site


Fim Menu Principal
Malabo News

Cadastre-se e receba em seu e-mail, todas as novidades da Malabo APD.

( fim de malabo news )

Qual a melhor idade para se pegar um cachorro?

 

A maioria das pessoas pensa que 6 semanas é a melhor idade – errado, errado, errado! Entre 7 e 9 semanas é o melhor momento e aqui vão algumas bem pesquisadas razões do motivo…. (Maioria dos dados é de uma pesquisa feita pela Guide Dogs for the Blind, Inc).

Filhotes tem 4 períodos críticos de desenvolvimento entre o nascimento e 16 semanas (4 meses) de suas vidas. O que acontece para eles durante estes 4 meses determina o tipo de companheiros eles se transformarão e modelar sua personalidade para o resto da vida deles..

Do nascimento até os primeiros 21 dias (3 semanas) – durante esse período o cérebro do filhote é na maior parte reativo e está se desenvolvendo as redes neurais. Nesta fase, a mãe e o leite são o mais importante. O filhote precisa comida adequada, e é estimulado pelas lambidas da mãe e para manter a temperatura ele usa a mãe e seus irmãos da ninhada. Lá pela terceira semana (21 dias) o cérebro do filhote toma a forma de um cérebro adulto e o filhote pode se movimentar, piscar ouvir, evacuar e fazer xixi sem a estimulação da mãe e começa automaticamente a explorar seus entornos. Eles começam a tentar brincar com seus irmãos e mãe.

De 3 semanas até 7 semanas (49dias) – durante esse período filhotes aprendem a se socializar caninamente e aprendem também a hierarquia da dominância– mais importante em treinamentos – e se relacionar bem com outros cachorros! Esta é uma fase de rápido desenvolvimento ambos físico e mental.

De 21-28 dias (4 semanas) é especialmente crucial e o filhote ser separado da sua mãe e ninhada neste momento, pode ser emocionalmente tão desgastante que o filhote poderá jamais ser compensado na vida pela perda da interação com sua mãe e irmãos.

Caracteristicamente, filhotes desmamados na quarta semana são um pesadelo para treinamento porque eles nunca entendem a conexão entre um prêmio ou uma correção e o que eles estavam fazendo naquele momento. (Exemplo, o cão pega seu sanduíche e você grita nãooo. Ele não irá entender porque você ta dizendo não nem porque e inaceitável pegar o que ele quer.). Entre 4 e 5 semanas é quando o filhote se torna alerta ao seu entorno e aos irmãos de ninhada e descobre que quando ele morde muito forte um deles ou mesmo a mãe, ele é corrigido pela mãe ou pelos irmãos que mordem ele de volta – forte!!! Eles aprendem a brincar de morder a um nível aceitável com seus irmãos. Isso é importante para nós porque nós podemos ensinar a eles que não podem morder ou beliscar. Eles vão aprender que somos criaturas delicadas dentro do padrão dos filhotes.

A socialização canina é muito importante para um filhote ser bem ajustado. Um filhote precisa contato e interação com sua mãe e irmãos para aprender brincadeiras sociais de filhotes, tais como se aproximar de outro cachorro, como mostrar submissão e como brincar. Um filhote desmamado na quinta semana é caracteristicamente agressivo em relação a cachorros estranhos. Algumas pessoas chamam isso cachorro agressivo, mas é basicamente causado pelo fato do filhote não sabe como se aproximar ou receber a aproximação de outro cachorro. As mães disciplinam os filhotes e ensinam a eles também. Isso é importante em cachorros como e importante em crianças humanas.

Um filhote desmamado na sexta semana pode ter habilidades sociais mas não terá toda auto- confiança como poderia ter após 7 semanas. Isso é extremamente importante num cachorro de trabalho ou num cão que você quer que tenha responsabilidade por você, sua casa ou sua propriedade.

De 49 dias a 84 dias (de 7 a 12 semanas) – Em torno do 49° dia um filhote é neurologicamente completo. Tem um cérebro adulto, mas não experiência (mais ou menos quando você termina a escola e tenta arrumar um emprego. Não consegue porque não tem experiência).

Um bom criador irá cuidar de seus filhotes e acompanhá-los dia a dia, do nascimento porque durante esse período é fundamental que haja alguém que lhe dê afeição e orientações assim sendo o filhote estará desejando formar relações com pessoas e aprender a confiar em humanos. Filhotes devem ter socialização um a um com o humano no mínimo uma vez por semana para evoluir como individuo.

12 -16 semanas – este e um ótimo momento para o treinamento ficar mais sério e quando humano e cachorro decidem quem é o chefe. O caráter de um cachorro para a vida e formado entre 4 e 16 semanas. Não importa o quão bons tenham sido os traços de personalidade que ele herdou, se o filhote não tiver um tratamento adequado, jamais serão tão bons como cachorros como poderia vir a ser. Não existe maneira para voltar atrás e compensar isso com um cachorro. É tarde demais nessa idade. Um cão sem socialização antes das 16 semanas não se desenvolve como um individuo confiante nele mesmo.

Para mais informação em comportamento de cachorro e treinamento de filhote, aqui vai uma excelente lista de leitura para você se iniciar…

  • The New Knowledge of Dog Behavior – Clarence Pfaffenberger
  • Training Your Dog – Volhard and Fisher
  • Mother Knows Best, the Natural Way to Train Your Dog – Carol Lea Benjamin
  • The Art of Raising a Puppy – the Monks of New Skete
  • How To Be Your Dog’s Best Friend- the Monks of New Skete
  • The Professional’ Guide to Correcting Problems