english version
Recursos do Site


Fim Menu Principal
Malabo News

Cadastre-se e receba em seu e-mail, todas as novidades da Malabo APD.

( fim de malabo news )

Dermoid da Matilda

Cara Christina Winstrom,

Aqui é a Patrícia, veterinária da Ana – como você está?

Estou escrevendo sobre a cirurgia de Dermóide que fizemos ontem. O nome do cão é Matilda, que tem 3 anos.

Mais ou menos duas semanas atrás, Ana, a dona de Matilda, ligou para saber sobre um inchaço inflamado no pescoço da cadela. Ela pediu que ele trouxesse a cadela para sua casa, e me ligou para ver o que estava acontecendo. Como ela tinha adivinhado, era um dermóide enorme, extremamente inflamado e infeccionado, de mais ou menos 15 cm de diâmetro. A pele estava cheia de hematomas; sua temperatura estava tão alta quanta a da cadela. Matilda estava apática e seu exame de sangue apontou uma contagem alta de linfócitos.

Nós lhe receitamos anti-inflamatórios e antibióticos (Cephalexin) e, depois de 2 semanas, fizemos a cirurgia. Também fizemos Rx e US, para verificar o dermóide, que revelaram que era muito fundo, indo até a coluna cervical.

A cirurgia durou 6 horas; o dermóide parecia ter se espalhado pelo tecido subcutâneo, e achamos que ele tinha alcançado as vértebras, mas, felizmente, não invadiu a medula. O cirurgião fez um teste de laminectomia para verificar a cavidade da medula, e descobriu que o dermóide tinha uma terminação no osso, mas sem se espalhar para qualquer outro lugar.

A cadela está bem, voltou para casa caminhando, e hoje está muito tranqüila mas sem caminhar muito. Ela está muito acordada e prestando atenção em tudo.

Esperamos que esta cirurgia seja tão bem-sucedida como a que fizemos no Chino.

Desejo-lhe tudo de bom.

Patrícia Rabello