english version
Recursos do Site


Fim Menu Principal
Malabo News

Cadastre-se e receba em seu e-mail, todas as novidades da Malabo APD.

( fim de malabo news )

Matilda

Uma cadela chamada Matilda foi trazida à clínica devido ao surgimento de um inchaço na região do pescoço de aproximadamente 12 cm de diâmetro. O dono já tinha levado a cadela ao veterinário, que tentou drenar o excesso, mas sem resultado.

Havia uma grande área inchada, com alguns hematomas ao redor do inchaço, e toda região estava muito quente. A temperatura da cadela também estava alta, e, de acordo com a dona, ela estava um pouco apática.

Ela foi colocada sob medicação, anti-inflamatórios e antibióticos, e levada ao veterinário uma vez por semana até que o inchaço desaparecesse. A cirurgia foi marcada e fizeram um raio-x e um ultra-som, que mostraram o sinuoso dermóide indo até a região vertebral.

No dia da cirurgia, havia muita diferença entre a pele sobre o dermóide e a do resto do corpo. O DS podia ser apalpado, e sua abertura era clara e tinha mais ou menos 2-3 mm de diâmtro.

A cirurgia começou com uma incisão da pele, e o cirurgião começou a seguir o tubo de DS enquanto dissecava as camadas subcutâneas. Não muito longe da incisão havia um mudança na coloração do tecido, que era marrom e tinha alguns folículos. Cuidadosamente, toda essa área foi dissecada, e parecia fazer parte do cisto que estava inflamado (parecia um cisto com muitas “cavidades”).

Continuamos, e o tubo de DS penetrou as camadas musculares do pescoço. Mais cortes foram feitos, até que alcançamos o ligamento. O DS atravessou o ligamento e, logo depois, encontramos outro saco, mas este só parecia ter líquido dentro.O tubo seguiu por mais alguns centímetros, e desapareceu sem encontrar um fim ou uma ponta – por isso continuamos procurando mais um pouco, e encontramos outra estrutura ligada à vértebra cervical.

Então, o cirurgião decidiu fazer uma laminectomia e remover este pequeno tubo que continha uma substância gordurosa. Depois ele examinou a área exposta e decidiu começar as suturas.

A cadela se recuperou bem da anestesia, sem inchaço, apenas na área onde o primeiro cisto foi encontrado devido ao espaço deixado na região subcutânea, onde houve alguma formação de soro linfático. Não notamos mais nada além disso. Matilda está bem, assim como os pontos.